A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

A febre da vacina

18.11.2020 Celso Filipe

As farmacêuticas estão a surfar uma onda de euforia semelhante à vivida pelas tecnológicas na primeira fase do confinamento.

Orbán e a confiança na UE

17.11.2020 André Veríssimo

A que é que Berlim ou Paris preferem fechar os olhos: à urgência de fazer chegar o dinheiro a quem dele precisa ou a violações da independência judicial ou da liberdade de imprensa, valores que definem o Estado de direito e a própria União? Os líderes da Hungria e Polónia não pestanejaram e já têm uma ideia do que vai acontecer.

Ventura e o seu cavalo de Troia

16.11.2020 Celso Filipe

André Ventura não formou o Chega para ser uma força antissistema ou obstinada na oposição. Ele constituiu o partido para ser o seu palco de afirmação política depois de ter falhado a entrada pela porta do PSD quando concorreu à Câmara de Loures.

A urgência no Montepio

15.11.2020 André Veríssimo

O Montepio é mais um caso do proverbial “empurrar com a barriga” tão habitual quando há um enorme problema onde ninguém quer pôr as mãos porque sabe que vai sempre ficar com elas queimadas. Só que quanto mais se empurra, mais a bola de neve cresce.

As duas faces de Angola

12.11.2020 Celso Filipe

A melhoria de reputação é muito positiva para Angola. Todavia esta classificação é transitória e mudará rapidamente se o governo não for capaz de travar, pela via do diálogo e da ação política, a crescente onda de protestos.

O muro que Rio derrubou

11.11.2020 André Veríssimo

Os extremos tocam-se. Se o partido de André Ventura se inspira no populismo iliberal europeu, a matriz dos partidos liderados por Catarina Martins e Jerónimo de Sousa não é menos iliberal na conceção do Estado e da economia. Os comunistas são ainda contra a adesão ao euro ou à União Europeia.

As lições de Trump

10.11.2020 Celso Filipe

Trump não deve ser visto como um acidente de percurso na estrada da democracia. Antes pelo contrário, há lições muito relevantes a retirar da forma como geriu os destinos dos EUA e garantiu um massivo apoio popular, apesar de ter tido sempre contra si uma importante elite fazedora de opinião.

De olhos postos no fim da crise

09.11.2020 André Veríssimo

Os mercados de capitais viveram esta segunda-feira um dia de euforia. As ações europeias valorizaram como há muito não se via, a cotação do petróleo disparou, o dólar subiu contra as restantes divisas e o ouro perdeu brilho como ativo de refúgio. Num mundo ainda em desespero por causa da pandemia, os investidores já veem o fim da crise. Devemos acreditar neles?

É o orçamento, estúpido

08.11.2020 Manuel Esteves

Não é a economia que impede o governo de ser mais determinado nas medidas de contenção da pandemia. É o orçamento e a consciência do Governo de que a solidariedade europeia em matéria de contas públicas pode acabar ao virar da esquina.

Duas Europas

05.11.2020 André Veríssimo

Os comportamentos de cada bolsa refletem as empresas que a compõem e não diretamente a economia, mas incorporam também o risco que o país encerra. As variações verificadas são, de resto, consentâneas com as previsões da Comissão Europeia conhecidas esta quinta-feira. Enquanto países como a Alemanha ou a Finlândia recuperam até ao final de 2022 o PIB que tinham em 2019, Portugal, Espanha e Itália terão de esperar mais tempo.

As duas Américas

04.11.2020 Celso Filipe

Caso se mantenha como Presidente, Donald Trump já não terá o impacto que obteve ao longo do primeiro mandato. Nessa altura, a sua estratégia conflituante apanhou a comunidade internacional desprevenida. Agora já todos conhecem o seu “modus operandi”. Ou seja, Trump tornou-se previsível e isso constituirá uma desvantagem significativa.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio