Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

O caso sueco

05.08.2020 André Veríssimo

Sem confinamento, sem máscaras, apenas a recomendação de distanciamento social: foi esta, grosso modo, a abordagem inicial da Suécia. Enquanto o resto da Europa se fechava em casa, os suecos continuavam a ir trabalhar, a ir a restaurantes, a levar os filhos à escola. Durante algum tempo fizeram-no sem que isso resultasse num aumento expressivo dos infetados.

O PSD e o progresso

04.08.2020 André Veríssimo

A modernidade tem fugido ao PSD, apesar do discurso reformista, e o partido precisa dela. A aproximação ao Chega pode ir ao encontro de tendências que se afirmam em vários países da Europa e noutras paragens, mas põe os sociais-democratas do lado errado do progresso social e económico, rumo a um conservadorismo que não tem sido a sua matriz. É mesmo por aí que o PSD quer ir?

Onde pára a aplicação?

03.08.2020 André Veríssimo

O secretário de Estado da Saúde, que compreensivelmente se emocionou com o primeiro relatório diário sem qualquer óbito desde o início da pandemia, não quis adiantar informações sobre a app. Disse apenas que ela chegaria “muito em breve”. Um “breve” que tarda em chegar.

TikTok, boom!

02.08.2020 André Veríssimo

O sucesso da app dos vídeos de 15 segundos é visto na Casa Branca como uma ameaça à segurança interna dos EUA, devido aos dados que podem passar para a mão de Pequim e a propaganda que pode chegar em sentido contrário. O outro motivo inconfesso de preocupação prende-se com a entrada chinesa num feudo dominado exclusivamente por tecnológicas norte-americanas.

O buraco negro

30.07.2020 Celso Filipe

Esta pandemia tornou-nos, a todos, mais egocentrados, erguendo barreiras de desconfiança. Reduziu ao essencial a troca de opiniões e experiências, passou para segundo plano a importância da linguagem corporal, baixou os índices de expectativa e convocou a uma certa preguiça intelectual por falta de confronto.

Offshores e malparado

29.07.2020 André Veríssimo

O que têm em comum a Anchorage Capital, a KKR, a Davidson Kempner, a Cerberus ou a Waterfall Manegement? São todas gestoras de fundos de investimento alternativos, que tipicamente recorrem a sociedades offshore. Além disso, todas elas investiram nos ativos tóxicos que estavam no balanço do Novo Banco.

Os grandes educadores

28.07.2020 Celso Filipe

As reações comovidas de elogio à SIC pela decisão tomada dizem tudo sobre a atração que existe, por parte de algumas luminárias, de se assumirem como os grandes educadores dos telespetadores.

O bloco central casuístico

27.07.2020 André Veríssimo

A estabilidade política em Portugal está refém do entendimento do PS com o BE e o PCP. António Costa usou o debate do Estado da Nação para apelar a um novo acordo com os agora mais distantes parceiros da esquerda, que não parecem muito entusiasmados com o desafio, suspeitando que poderão vir por aí medidas impopulares como, por exemplo, o Estado ser chamado a ajudar a banca.

Esqueletos no armário

30.06.2020 André Veríssimo

Entre as vitórias que o antigo ministro das Finanças gostava de celebrar conta-se a estabilização da banca. Mário Centeno deixou o setor bem melhor do que o encontrou, mas ficaram alguns esqueletos no armário, para quem esta crise chegou cedo demais.

O boicote ao Facebook

29.06.2020 André Veríssimo

Depois do assassinato de George Floyd, a questão do racismo tornou-se epidérmica. O FB continuou indiferente, mantendo aberta a antena para o discurso discriminatório e ofensivo. O preço chegou. Às críticas dos utilizadores somou-se um boicote de empresas como a Unilever, a Coca-Cola, a Verizon, a Diageo ou a Starbucks à publicidade na rede social. Insensível a outros argumentos, Zuckerberg foi vergado pelo dinheiro.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio