A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Economistas
Notícias desta secção

O apartheid da vacina

18.11.2020 Jayati Ghosh

No espaço de apenas alguns dias após o anúncio da eficácia da sua vacina, a Pfizer vendeu mais de 80% das doses de vacina que será capaz de produzir até ao final do próximo ano a governos que representam apenas 14% da população mundial. Por outras palavras, se esta for a primeira vacina segura e eficaz a chegar ao mercado, a vasta maioria da população mundial quase não lhe terá acesso.

A criação de empregos é a nova solução

17.11.2020 Gordon Brown

Uma implementação bem-sucedida da nova vacina da Pfizer para a covid-19 (e possivelmente outras) pode devolver à vida a uma aparência de normalidade na próxima primavera. Mas mesmo que a crise sanitária alivie, a crise do desemprego vai continuar.

Como Biden pode superar o impasse político

15.11.2020 Anatole Kaletsky

Com Trump a protestar contra a "facada nas costas" de políticos republicanos que se recusam a apoiar as suas alegações infundadas de fraude, a unidade conservadora monolítica que paralisou a política dos EUA ao longo deste século pode começar a ruir.

A acalmia antes da tempestade cambial?

12.11.2020 Kenneth Rogoff

Ninguém sabe ao certo o que poderá estar a manter controlados os movimentos cambiais. Entre as possíveis explicações inclui-se o facto de o choque da covid ter sido geral, a generosa provisão de linhas de swap em dólares pela Fed, e as robustas respostas orçamentais por parte dos governos de todo o mundo.

O alívio dos democratas por quatro anos

11.11.2020 Dani Rodrik

Biden estava decidido a enquadrar estas eleições como um referendo a Trump, e não um teste de apoio a um programa alternativo. Talvez Bernie Sanders ou Elizabeth Warren, com a maior ênfase que colocaram no emprego, na segurança económica e na redistribuição, estivessem mais alinhados com as aspirações da maioria dos norte-americanos.

A vitória precária de Biden

10.11.2020 Eric Posner

Biden concorreu na qualidade de unificador, tal como Obama já tinha feito, e rapidamente perceberá que não se pode vencer aqueles que desprezam aquilo que representamos.

Os minerais vitais e a nova geopolítica

09.11.2020 Sophia Kalantzakos

A ascensão global da China reforça a tensão entre concorrência e concentração de recursos. A inovação e a produção industrial já não são da incumbência exclusiva das economias da OCDE, especialmente dos EUA, Estados-membros da União Europeia e Japão.

A longa marcha do Ant Group

08.11.2020 Shang-Jin Wei

Além de exercer uma pressão competitiva socialmente benéfica, o Ant Group também ajuda muitos bancos a expandirem os seus próprios negócios e a melhorarem a sua eficiência através de acordos cooperativos de empréstimos conjuntos.

Os EUA têm de aceitar a ascensão da China

06.11.2020 Daniel Gros

O próximo governo dos EUA deve aceitar a contínua ascensão económica e tecnológica da China. Pode não gostar da ideia de a China ultrapassar os EUA - um marco que deverá ser alcançado na próxima década. Mas novas tentativas de evitar esse resultado seriam não só inúteis, como também muito caras.

A fatura da covid-19 para Donald Trump

05.11.2020 Simon Johnson

Mais de 900 milhões de dólares da dívida de Trump supostamente vencem nos próximos quatro anos. Se Trump já não for presidente, os seus credores não terão motivos para ter paciência quando a Organização Trump não puder mais fazer os seus pagamentos.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio