Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A intervenção do Estado nas empresas

05.08.2020

Esta presença do Estado, que devia ser temporária, enquanto a empresa não se robustece para enfrentar os mercados globais e atrair parcerias internacionais, tenderá a eternizar-se, de modo a manter os empregos destes militantes partidários.

O ventilador português

29.05.2020

Mais séria e estruturada é a recente proposta da AEP – Associação Empresarial de Portugal, para a construção e implementação dum novo PEDIP – Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa.

Cientistas, engenheiros e indústria: os salvadores

03.05.2020

O mundo, em geral, e o nosso país, em particular, têm de tirar consequências e ilações desta situação, alterando radicalmente as prioridades e decisões de política económica e redefinindo o modelo de globalização, com uma redução drástica da dependência da China.

Uma estratégia salarial para o país

02.12.2019

A cada aumento do salário mínimo corresponde um aumento do número de trabalhadores a auferirem esse salário, estreitando a diferenciação para as posições seguintes, mantendo-se o salário médio sem alteração.

Velhos, funcionários públicos, resignados

04.11.2019

O excesso de funcionários públicos, também mal preparados e pouco qualificados, na administração central e local, estão na base da baixa qualidade e ineficiência dos serviços públicos, da teia burocrática que asfixia as nossas empresas.

Empresas-escola

07.10.2019

A informalidade com que grande número de PME funciona, mesmo as que contratam quadros de gestão, é altamente negativa para a sua afirmação nos mercados internacionais e para a utilização de processos de inovação, e de negociação complexos.

A UCCLA e a CPLP

01.09.2019

Com recursos mais escassos, a UCCLA desenvolve uma actividade muito superior à CPLP, não sendo, certamente, indiferente, para tal facto, o posicionamento político e multicultural do seu secretário-geral.

Falhas nos processos? Procurem-se os culpados!

04.08.2019

A baixa sofisticação tecnológica dos processos, na nossa indústria e serviços, está na base da nossa baixa produtividade, que condiciona a nossa capacidade exportadora.

Privatizações e investimento estrangeiro

30.06.2019

Esta aproximação ao mercado angolano permitiria ainda aos empresários portugueses estreitarem relações com empresários europeus de referência, manterem uma presença significativa em Angola e expandirem-se, no futuro, para outros mercados africanos.

A proletarização da sociedade portuguesa

03.06.2019

Em vez de se proibir a construção de mais escritórios em Lisboa e de se fomentar a deslocação de serviços públicos e empresas para os concelhos limítrofes, estamos a desenvolver cidades da América Latina, em círculos, de aumento da pobreza, a partir do centro.

Administradores não-executivos e estratégia

05.05.2019

O objectivo deste programa, neste âmbito específico, pode ser definido dum modo simples: eliminar os comportamentos de "fantasma", de "carimbo de borracha" e de "revisão mínima" nos administradores não-executivos das nossas empresas.

Ver Mais
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio