Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Anacom: Vodafone com melhor desempenho nas redes 3G e 4G em Lisboa

No geral, a cobertura de rede da Meo, Nos e Vodafone tem “bom desempenho global” na Área Metropolitana de Lisboa, segundo um estudo do regulador do setor. Mas no 3G e 4G a Vodafone pontua melhor.

Bloomberg
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 03 de Agosto de 2020 às 12:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Um estudo da Anacom relativo à qualidade das redes de telecomunicações na Área Metropolitana de Lisboa revelou que a cobertura prestada pela Meo, Nos e Vodafone apresentou um "bom desempenho global". Mas enquanto em GSM (2G) se registaram os níveis de "desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores", nas tecnologias  3G e 4G observaram-se  "desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone", lê-se no documento divulgado esta segunda-feira pelo regulador do setor.

Este é o terceiro estudo de avaliação da qualidade das redes publicado este ano pela Anacom. Os anteriores abrangeram as regiões Alentejo e Norte. A análise em causa abrangeu 18 municípios na Área Metropolitana de Lisboa, num total de 3 mil Km2, ou seja 3% da superfície terrestre do país, como sublinha a entidade liderada por Cadete de Matos.

O serviço de voz apresentou "bom desempenho global", não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas. "Em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador", detalha.

Nos serviços de dados, também se registou um bom desempenho global, não havendo diferenças entre operadores no que toca "às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados". Em transferência de ficheiros, registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no download e no upload, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores". Nos testes de download a Vodafone teve a melhor pontuação. No upload o pódio foi dividido entre a Nos e a Vodafone.

Este estudo baseia-se em testes realizados de acordo com a nova metodologia aprovada pela Aanacom, em 2017, após consulta ao mercado. O trabalho de campo relativo a este terceiro estudo decorreu entre os dias 25 de maio e 6 e junho de 2020, tendo sido realizadas 972 chamadas de voz, 6550 sessões de dados e 589.937 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 324 chamadas de voz, 364 sessões de dados e 65 549 medições de sinal rádio, por indicador e operador. Foram percorridos 285 quilómetros em testes.

Os próximos estudos realizados pela Anacom serão relativos às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Ver comentários
Saber mais Meo Nos Vodafone Anacom telecomunicações
Outras Notícias